sexta-feira, 20 de maio de 2011

Laranja Mecânica, de Kubrick, tem homenagem em Cannes


Laranja Mecânica, de Kubrick, tem homenagem em Cannes

Elaine Guerini / Valor
20/05/2011 8:29



CANNES - O 64º Festival de Cinema de Cannes prestou homenagem ao filme “Laranja Mecânica”, do nova-iorquino Stanley Kubrick, que está completando o seu 40º aniversário. O clássico produzido em 1971 foi exibido ontem à noite (19 maio), em cópia restaurada digitalmente, na Salle Buñuel, dentro da programação da mostra Cannes Classics, do evento francês.


A sessão de gala contou com a presença de Christiane Kubrick, a viúva do cineasta (morto em março de 1999, aos 70 anos), do ator principal, Malcolm McDowell, e do produtor de Kubrick, Jan Harian. Na mesma noite, também foi apresentado o documentário inédito “Once Upon a Time… Clockwork Orange” (na tradução, Era Uma Vez… Laranja Mecânica), dirigido por Antoine de Gaudemar e Michel Ciment. A dupla analisa o culto ao filme sobre o jovem Alexander DeLarge (McDowell), o líder de uma gangue que assalta e mata por diversão num futuro indeterminado – até ele ser pego pela polícia e ser submetido a um tratamento experimental conduzido pelo governo.

A Warner Bros, detentora dos direitos sobre a obra, aproveita o aniversário para lançar o Blu-ray de “Laranja Mecânica”, além de uma edição especial em DVD. Na França, o Blu-ray acaba de chegar às lojas – o lançamento no Brasil está previsto para julho. Também chegam em Blu-ray outros títulos do cineasta, como “Lolita” (1962), “Barry Lyndon” (1975), “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (1968), “O Iluminado” (1980), “Nascido para Matar’’, (1987) e “De Olhos Bem Fechados” (1999).


As comemorações do 40º aniversário de “Laranja Mecânica” também incluem uma retrospectiva dos filmes de Kubrick, na França, com a exibição de sete de seus títulos. Há ainda uma exposição, aberta desde março na Cinemateca Francesa, em Paris, com documentos de trabalho de Kubrick – incluindo parte de cenários, adereços, correspondências, fotos de making of e figurinos de filmes, entre outros itens. Concebida pelo Deutsche FilmMuseum de Frankfurt, na Alemanha, a exposição já passou por Berlim, Zurique, Roma e Melbourne. Ela continua aberta ao público de Paris até julho, seguindo depois para Nova York e Los Angeles.

“Laranja Mecânica”, realizado com apenas US$ 2,2 milhões, foi inspirado no livro homônimo, do autor Anthony Burgess, publicado em 1962. “Alexander DeLarge foi o primeiro psicopata a ganhar a simpatia do público nas telas de cinema. Foi ele quem abriu caminho Hannibal Lecter (vivido nas telas por Anthony Hopkins) e muitos outros’’, afirmou McDowell, na Riviera Francesa.

Na América do Norte, o filme arrecadou, em sua época de lançamento, pouco mais de US$ 26,5 milhões. “Mas é impossível saber quanto ‘Laranja Mecânica’ rendeu aos estúdios da Warner, somando a bilheteria mundial, os relançamentos em cinema e os lançamentos da obra em DVD. Por razões contratuais, não tenho acesso a essas informações”, disse Christiane Kubrick.

(Elaine Guerini, para o Valor)

Extraído de Valor Online

Nenhum comentário: