quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mulheres são maioria entre universitários

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Mulheres são maioria entre os universitários, revela o Censo

As mulheres são maioria no ensino superior. Na graduação presencial, elas representam 55,1% do total de matrículas e 58,8% do total de formadas. Na modalidade educação a distância, 69,2% das matrículas e 76,2% dos concluintes são do sexo feminino. Esses dados constam do Censo da Educação Superior de 2009, divulgado nesta quinta-feira (13 de janeiro de 2011).

O censo realizado este ano teve como inovação a coleta individualizada das informações dos alunos, o que permitiu identificá-los individualmente, independentemente dos cursos ou instituições a que estão vinculados.
A média de idade dos universitários é de 21 anos. Eles ingressam por meio de vestibular, aos 19 anos, em cursos de bacharelado em instituições particulares. A idade mais frequente de conclusão do curso é de 23 anos.

A pesquisa mostra, também, que os alunos da educação a distância ingressam no ensino superior mais tarde em relação aos da graduação presencial. Em média, a conclusão do curso a distância ocorre aos 36 anos, enquanto a média presencial é de 28 anos.

De acordo com o censo, 710 instituições tiveram alunos que ingressaram por meio dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessas, 541 adotaram o Enem como forma de seleção para mais da metade das vagas de ingresso.

De cada dez alunos matriculados em instituições particulares, três obtiveram bolsa de estudos de programas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Na graduação presencial das instituições públicas, 36.294 ingressos ocorreram por meio de reserva de vagas, principalmente para alunos que estudaram em escolas públicas. Além disso, em 2009 foram registradas 20.019 matrículas de estudantes com algum tipo de deficiência. Dentre eles, 30% apresentavam baixa visão, 22%, deficiência auditiva e 21%, deficiência física.

Fonte: Ministério da Educação

Extraído de IRDEB

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