segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como desligar e viver

-
Incapacidade de "desligar" encurta fins de semana


Por Paula Torres de Carvalho

Estudo
28.11.2010 - 20:45


Os fins de semana acabam por ser muito mais curtos do que o previsto, pela incapacidade de grande maioria das pessoas “desligar” dos compromissos de trabalho, revela um inquérito britânico.

Realizado por uma cadeia de hotéis inglesa junto de um universo de 4000 trabalhadores com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, este estudo conclui que seis em dez empregados interrompem o fim de semana para realizar alguma tarefa relacionada com o emprego, como ler os emails ou mesmo algum trabalho. Um quarto dos inquiridos revelou que tinha este comportamento, em consequência de pressões por parte do chefe ou porque os colegas também o faziam.

Para a maioria das pessoas, revela o estudo, o fim de semana não tem início na sexta-feira à noite porque só a partir das 12h38 de sábado é que conseguem “desligar-se” do ritmo de trabalho. A ansiedade regressa às 15h55 do dia seguinte, domingo, o que impossibilita que os trabalhadores gozem o fim de semana até ao fim. Contas feitas, acabam por aproveitar apenas 27 horas e 17 minutos ao longo do sábado e do domingo, menos de metade do tempo em que estão fora do emprego, conclui o mesmo inquérito.

Metade das pessoas que respondeu ao inquérito britânico salientou que o trabalho acaba por prejudicar o tempo passado em família e mais de metade afirmaram que as tarefas domésticas os deixavam demasiado cansados para aproveitar o fim de semana de forma mais descontraída.

Extraído de Publico.pt

Nenhum comentário: