quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sobre professores e competências

-
...

A militância política dos professores não pode ser exercida em sala de aula. Ali há programas, ementas, objetivos e bibliografias bem definidos a cumprir. Sejam pagos por escolas públicas ou privadas, os mestres estão submetidos a hierarquias baseadas em relações de saber, não de poder, e precisam ministrar aos alunos um ensino de qualidade. Aqueles que substituem ações docentes por proselitismo estão traindo os alunos. Não é esta a única razão do notório fracasso escolar, mas é uma força considerável no rebaixamento da qualidade de ensino.

...
Há algo muito mais grave do que ensinar que não houve ou não há [literatura brasileira]. É fazer de conta que obras e autores do gosto do mestre sejam impostos aos alunos como únicas referências [literárias]. Naturalmente, o mestre tem seu gosto, que é também uma categoria estética, mas quem experimenta o prato é o cliente, não o garçom. E neste caso, críticos e professores são garçons.

Por melhor crítico que tenha sido Armando Nogueira, quem fez a jogada foi Pelé, foi Garrincha, foi Romário, foi Maradona, não ele. Ele não jogava, ele comentava. Exagerando um pouco, Sartre disse que "os críticos são guardiães de cemitérios". E ademais já não somos poucos os que achamos que é urgente uma revisão em nosso cânone [literário], que consagra tantas mediocridades.

Extrato de “Wilson Martins (1921-2010) - Crítico é atacado depois de morto”, por Deonísio da Silva, em 27/4/2010

Extraído de Observatório da Imprensa
-

Nenhum comentário: