segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEAF responde: Bolsas no exterior

-
PERGUNTA:

Gostaria de saber o que é necessário para conseguir uma bolsa de estudos na Associação. Acabei de me formar em Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense e tenho muito interesse em fazer pós-graduação fora do país. Considero Estudos Filosóficos interessante para minha área de conhecimento.
Cleucivania Soares Freire

RESPOSTA:

Aqui, na Associação de Estudos e Atividades Filosóficos – SEAF, não temos financiamento para oferta de bolsas de estudo. Somos uma Associação sem qualquer financiamento, a não ser a anuidade dos/as associados/as e o retorno financeiro da Revista SEAF e dos livros de Filosofia que publicamos. Como somos uma Associação pequena, apesar de histórica e importante na contribuição para o desenvolvimento dos estudos da Filosofia no país, não temos uma ampla divulgação e, assim, o retorno financeiro é pequeno.

No dia 05 de janeiro, fizemos a postagem, através do Informativo SEAF, sobre bolsas de estudo na Europa, mais especificamente na Espanha e na Áustria. As inscrições vão até 01 de março de 2010. Ou diretamente na Agência FAPESP: Espanha e Áustria.

Vale anotar que a Agência FAPESP sempre traz notícias desse tipo. Você pode fazer inscrição para receber o Boletim FAPESP.

Um informativo importante que pode trazer notícias de pós-graduação é o Jornal da Ciência, da SBPC. E você também pode assinar para receber no computador.

Você pode encontrar Bolsas no site da Universia. Este site é muito interessante e útil. Você pode anotá-lo em Favoritos e fazer consulta periódica. Agora mesmo eles estão indicando bolsas na Universidade de Queensland, Austrália. Caso você precise se cadastrar na Universia, não se impressione, o site da Universia é confiável.

Australian Center tem link para pós-graduação na Austrália.

O Portal Europeu da Juventude tem oportunidades de estudos na Europa, dentre outras oportunidades.

A Universidade Católica Portuguesa. Universidade do Algarve, PT.

Programa Erasmus Mundus oferece bolsas de estudos de mestrado e doutorado em 82 universidades europeias. A notícia está no link do Guia do Estudante. Aqui, você pode consultar o Erasmus Mundus diretamente.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto D´ouro – UTAD, PT, através do Convênio Luso Brasileiro está oferecendo aos brasileiros residentes no Brasil, cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) na Europa.

Veja o que diz o site de hotcourses.com.br: “para estudantes brasileiros procurando estudo no exterior”.
__________

Alertamos que a maioria das indicações NÃO é fruto de experiência ou vivência, mas de pesquisa na WWW. Caso entre em qualquer dos sites, para se cadastrar, tenha a atenção necessária que você usa para navegar na Internet. É preciso ter todo o rigor com seus dados e senhas.

A SEAF adverte que não tem qualquer parceria com os sites indicados e que não estão sob nosso controle. Apenas indicamos o acesso aos links para sua comodidade. Assim, não nos responsabilizamos por danos de qualquer espécie causados pelo uso desses sites (conteúdos; permanência no ar; outros links neles contidos e que remetam a outros sites; vírus, cavalos de Tróia ou outros dispositivos destrutivos; utilização indevida de dados de usuário/a, de qualquer tipo).

Figura: O Pensador de Quioco, AO
-

Nenhum comentário: