domingo, 22 de março de 2009

Filosofia em sala de aula


Filosofia em sala de aula

Após décadas de desafio, hoje temos a filosofia como matéria obrigatória no ensino médio. No livro de Lídia Maria Rodrigo, Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio, a autora busca dar base para motivar os alunos e propõe uma difusão da filosofia mantendo a qualidade do saber filosófico.

O Livro


  • As políticas de ensino desde o período colonial, os saberes do senso comum, a história da filosofia, a escola de massa, o ensinar filosofia para uma escola de massa, essas e outras questões são abordadas no livro de Lídia Maria Rodrigo, Filosofia em sala de aula.

    A autora inicia a discussão com a seguinte preocupação que buscamos contextualizar a seguir. Até 1970, a filosofia já era adotada como matéria obrigatória no ensino médio. Depois disso, ficou parcial ou inteiramente fora do âmbito escolar e agora é retomada em um decreto de 2 de julho de 2008, assinado por José de Alencar, na ocasião como presidente da República em exercício.

    A escola durante esse período mudou muito. Antes, quando a filosofia reinava no ambiente escolar básico, a educação era, inclusive, mais elitizada. Atualmente, a escola passou por várias transformações, uma delas é a massificação crescente. Ou seja, vários estratos sociais foram inclusos na escola e estes com nível de conhecimento bastante abaixo se comparado com as crianças de 1970.

    Até que a escola esteja cada vez mais se tornando uma escola de todos e para todos, sem dúvida significa um avanço, não um retrocesso. Contudo, como a filosofia será inserida nessa escola massificada? O receio é que a disciplina seja “nivelada por baixo” em vez de servir para crescimento de todos.

    Por esse motivo, ao longo do livro a autora propõe alternativas que ajudam o professor a desenvolver a filosofia no ensino médio. Para isso, a autora coloca em questão a prática docente, fala da importância de aulas expositivas em harmonia com as participativas, sugere textos teóricos para leitura, orienta essas leituras e propõe exercícios, de modo prático não só para o professor de filosofia no ensino médio, mas para o professor de humanidades de modo geral. Planejar as atividades e métodos avaliativos também são sugeridos pela autora para criação de um plano de aula consistente.


A Autora


  • Lidia Maria Rodrigo é licenciada em Filosofia pela Puccamp. Em 1984, obteve título de mestre em Filosofia da Educação pela Unimep, com dissertação intitulada Aventuras e desventuras da filosofia no Brasil: o nacionalismo no pensamento filosófico e, em 1996, doutorou-se em Filosofia pelo IFCH da Unicamp com a tese O imaginário do poder e o poder do imaginário em Maquiavel. Publicou O nacionalismo no pensamento filosófico: aventuras e desventuras da filosofia no Brasil (1988) e Maquiavel: educação e cidadania (2002), ambos pela editora Vozes, além de capítulos de livros e vários artigos em revistas especializadas. Lecionou na Pontifícia Universidade de Campinas, na Universidade Metodista de Piracicaba e na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia da FE-Unicamp, nas linhas de pesquisa “Epistemologia e Teorias da Educação” e “Ensino de Filosofia”.
  • Público: Professores de filosofia e humanidades
  • ISBN: 978-85-7496-220-7
    Páginas: 304
    Formato: 14x21
    Preço: 58,00 (na data desta postagem - mar. 2009)


Solicite diretamente ao

Depto. de Comunicação de Autores Associados:
comunicacao@autoresassociados.com.br
http://www.autoresassociados.com.br/
telefone: 55 - 19 - 3249-2804

____________


Histórico da Autores Associados

Os fundadores da Editora iniciaram suas atividades no ano de 1976, na hoje extinta Cortez e Morais. O grupo, então organizado sob a forma de Conselho Editorial, definiu como orientação prioritária a reflexão sobre problemas educativos nacionais. Com o rompimento comercial da Cortez e Morais, o então Conselho Editorial decidiu continuar seu trabalho e criou a Editora Autores Associados, inicialmente com a parceria da Cortez. Razões diversas impediram que o grupo continuasse com sua composição inicial, embora os compromissos sigam os mesmos, ampliados com outras coleções e títulos que já são conhecidos da maioria dos educadores brasileiros.

-

Nenhum comentário: