sábado, 4 de outubro de 2008

Tributo a Maria Célia Marcondes de Moraes

-

Maria Célia Marcondes de Moraes
(16 de junho de 1943 - 10 de abril de 2008)

Amiga, mãe, avó, esposa, intelectual, guerreira,
fundadora da SEAF

Extratos de Entrevista com gosto de "quero mais":

Quando defendi minha tese, eu trabalhava no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), que naquele momento acabara de abrir seu curso de mestrado. Foi lá que iniciei minha trajetória na pós-graduação, com a disciplina filosofia da ciência econômica. A rigor, vim trabalhar na pós-graduação na área de educação aqui na UFSC, em anos muito recentes, a partir de 1996. No doutorado, só a partir de 1998, quando abrimos a linha de pesquisa "Educação, história e política". Assim, minha história na pós-graduação, apesar de intensíssima, é muito curta. Talvez por isso seja tão intensa, por ser tão condensada no tempo. Não vem ao caso mencionar aqui por que fui parar em um curso de economia...
..............................
Eu tive o privilégio de estudar com um professor de filosofia, uma pessoa maravilhosa, o José Américo Pessanha, que dizia: em filosofia tudo parece muito difícil; mas é só até obter a chave do código lingüístico. Uma vez que se tem a chave do código lingüístico, entende-se.
..............................
Lembro que os alunos me olhavam completamente atônitos, porque eles também não tinham a chave do código lingüístico do texto. E eu pensava: mas como não entendem Derrida? Mais ainda, perguntavam - aliás, esta é a pergunta que eu mais ouvi aqui -: o que isso tem a ver com a educação? No começo eu tentava explicar, mas hoje eu digo logo que não tem nada a ver. Hoje eu respondo: nada! Aliás, sempre digo que minhas disciplinas não servem para nada, só para pensar. E como pensar hoje em dia caiu em desuso, elas são de uma total inutilidade, não é uma disciplina utilitarista; portanto, é totalmente inútil. E aí essa pergunta, o que tem a ver com a educação? Eu tentava explicar, e as pessoas, claro, não viam porque não tinham o código. Mas com o tempo conseguiam a chave e destrinchavam o texto; e era aquela satisfação enorme.


BIANCHETTI, Lucídio e MACHADO, Ana Maria Netto. Entrevista Maria Célia Marcondes de Moraes. Rev. Bras. Educ., maio/ago. 2008, vol.13, no.38, p.369-386. ISSN 1413-2478.

íntegra em:
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/13.pdf

ou em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

para conhecer toda a Revista
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-247820080002&lng=pt&nrm=iso

para saber mais sobre a ANPEd e conhecer os outros números da Revista:
http://www.anped.org.br/inicio.htmhttp:/www.anped.org.br/inicio.htm
-

Nenhum comentário: