quinta-feira, 31 de julho de 2008

Descoberto hipódromo na antiga Olímpia

-
'Corrida de quadriga no hipódromo',
xilogravura baseada em desenho de Heinrich Leutemann,
em torno de 1865

Uma surpresa arqueológica: A localização do antigo hipódromo, no qual, entre outros, o imperador Nero venceu uma corrida olímpica, foi descoberta. A esta conclusão chegaram o historiador da Universidade de Mainz, Professor Norbert Müller; o arqueólogo do Museu do Esporte e Olimpismo da Alemanha, Dr. Christian Wacker e; o coordenador das escavações do Instituto Arqueológico Alemão em Olímpia, Dr. Reinhard Senff, após o termino de um projeto de pesquisa em meados de maio de 2008.

Até então, a existência do hipódromo era apenas conhecida através das fontes históricas, e nunca antes arqueologicamente comprovado. Isto surpreende, pois arqueólogos alemães pesquisam tradicionalmente este local dos antigos jogos olímpicos continuamente desde 1875, além de muitos outros arqueólogos do mundo todo que têm se preocupado com este enigma da arqueologia.

No segundo século d.C. o cronista romano Pausanias descreveu o antigo hipódromo, seus mecanismos de largada, as marcações de virada, os altares, em todos seus detalhes. Outra fonte histórica pouco conhecida do décimo-primeiro século d.C. menciona até as medidas e as proporções da construção.

Até então, pensava-se que não seria possível encontrar vestígios do hipódromo, pois a área indicada por Pausanias foi inundada, já nos tempos antigos, e posteriormente coberta por sedimentos do rio Alpheios. Nos mapas e nas descrições modernas lia-se simplesmente: “Vestígios do hipódromo inexistentes, por causa de inundações do período medieval”. Isto desafiava ainda mais os pesquisadores alemães. Pela primeira vez, e com a ajuda de métodos modernos geofísicos, a área foi sistematicamente investigada, na qual os especialistas Armin Gruber e Christian Hübner encontraram diversas irregularidades no subsolo, como por exemplo, córregos, trincheiras e paredes. De fato, também foram encontradas algumas estranhas estruturas em linha reta de aproximadamente 200 metros de extensão que os pesquisadores interligam com o estádio, localizado paralelamente ao hipódromo.

Alguns restos arquitetônicos que poderiam ser correlacionados com um santuário da deusa Demeter, e que está situado perto do hipódromo, já foram descobertos ao norte da área investigada no início do ano de 2007. Particularmente interessante mostrou-se uma estrutura circular de aproximadamente 10 metros de diâmetro que foi encontrado durante as pesquisas em meia altura do acesso norte da construção, por onde Pausanias teve acesso ao hipódromo e que poderia ser relacionada com algumas edificações sacras que este antigo cronista mencionou.

Com as investigações arqueológicas do terreno ao leste do santuário de Olímpia, financiadas através da Universidade de Mainz e pela Federação Eqüestre Internacional, foram obtidas primeiras referências concretas sobre a localização do hipódromo e de sua extensão geográfica. O Instituto Arqueológico Alemão (DAI), com sua sede em Atenas, tem prestado através de sua participação no projeto um grande serviço a história desportiva. O projeto pode ser considerado semelhante à escavação do antigo estádio de Olímpia há 50 anos (1956-61), uma nova atração para o mundo do esporte olímpico.

Fonte: Marcia De Franceschi Neto-Wacker - netomarcia@hotmail.com
recebido de Central de Notícias BrasilAlemanha
em July 30, 2008 1:36 AM


Descoberto o hipódromo onde Nero trapaceou os Jogos Olímpicos
25 de julho de 2008 - por Bruno Fiúza*

No ano de 67 d.C. os Jogos Olímpicos, então disputados na Grécia, contaram com a participação de um competidor ilustre: o lendário imperador romano Nero. Naquele ano, o imperador disputou a corrida de bigas e foi declarado vencedor mesmo tendo sido derrubado por seu cavalo e não completando o percurso. Obviamente, o imperador não foi reconhecido pelos seus talentos esportivos. Ele conquistou os louros olímpicos graças a um generoso suborno pago aos juízes que arbitravam a competição.

Após a proibição dos jogos pelo imperador romano e cristão Teodósio no século IV, porém, os vestígios do palco de uma das maiores fraudes olímpicas da Antigüidade começaram a desaparecer. Foi só no século XIX que arqueólogos alemães começaram a realizar escavações que revelaram as antigas instalações da cidade sagrada de Olímpia, onde eram realizados os jogos.

Desde 1875, os arqueólogos encontraram importantes construções, como o stadium e o templo de Zeus, mas até hoje a localização do hipódromo, onde eram realizadas as corridas de biga, continuava a ser um dos grandes mistérios de Olímpia. Segundo um comunicado divulgado no último dia 24 de julho por arqueólogos da Universidade Johannes Gutenberg, de Mainz, na Alemanha, o mistério finalmente foi revelado.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, um grupo de pesquisadores alemães conseguiu localizar o hipódromo em maio ao realizar uma varredura geomagnética na região, que localizou uma longa pista retangular que corresponde às descrições do circuito presentes em fontes antigas. A dificuldade em localizar o hipódromo era que, ao longo dos séculos, a pista foi coberta pela lama que se acumulava nas várzeas do rio Alfeios, que passa por Olímpia.

*Bruno Fiuza É editor-assistente da revista História Viva.

extraído de


Arqueólogos alemães localizam hipódromo da antiga Olímpia

Local onde eram realizadas corridas de bigas e quadrigas da Antigüidade é determinado por cientistas alemães, que usaram modernas técnicas de geomagnetismo.

A localização do hipódromo da antiga Olímpia, na Grécia, onde se realizavam corridas de bigas e quadrigas na Antigüidade, foi determinada por arqueólogos alemães. Soterrado durante séculos, o local foi descoberto graças ao uso de técnicas modernas de rastreamento geomagnético.

A investigação numa área situada a leste do sítio arqueológico de Olímpia produziu os primeiros indícios concretos da localização da pista de corrida e das suas dimensões geográficas. Os trabalhos foram conduzidos pelo Instituto Alemão de Arqueologia (DAI), com a participação do Instituto de Ciências Esportivas da Universidade de Mainz e apoio da Associação Internacional de Hipismo.

A entrada do antigo estádio,
no sítio arqueológico de Olímpia

O hipódromo era uma imensa estrutura oval, semelhante ao Circus Maximus de Roma. Um participante constante de seus torneios era o polêmico imperador romano Nero, há cerca de 1.600 anos.

"Sem qualquer necessidade de escavação, as técnicas modernas de geomagnetismo nos deram claras indicações do local do hipódromo", disse o pesquisador Norbert Müller, da Universidade Johannes Gutenberg, de Mainz.

"Esta descoberta é uma sensação arqueológica", afirmou Müller. O hipódromo é conhecido apenas pelas descrições em textos antigos, em especial escritos do geógrafo Pausânias. Não há partes visíveis da sua estrutura.

A área onde o hipódromo foi encontrado nunca havia sido foco de investigações arqueológicas, mesmo tendo sido apontada pelos documentos antigos como o lugar de sua localização.

De acordo com as descrições de Pausânias, o hipódromo ficaria ao sul do já reconstruído estádio olímpico e deve estar vários metros abaixo da atual superfície. O relevo da região foi modificado, principalmente devido a inundações.

Foram detectadas estruturas retilíneas ao longo de uma distância de quase 1,2 quilômetro, o que cientistas acreditam ser a pista de corrida, em paralelo ao estádio.

"O DAI, com sua filial em Atenas, prestou grande serviço à história do esporte", disse Müller. Para ele, o projeto poderá se tornar uma nova atração no mundo esportivo, como as escavações no antigo estádio olímpico há 50 anos.

fonte: Agências (gr)

extraído de
(referência também para as fotos)
-

Nenhum comentário: