terça-feira, 29 de julho de 2008

Brasil precisa formar 20 vezes mais professores de sociologia, filosofia e música

-
(ouvir notícia - 1'32'' / 363 Kb) - Após o Congresso Nacional aprovar a obrigatoriedade das disciplinas de filosofia, sociologia e música na educação básica brasileira ficou constatado que o Brasil precisa de professores capacitados para lecionar as aulas. Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) indicam que o Brasil precisará de aproximadamente 108 mil professores para cada disciplina. Para isso, será necessário formar 20 vezes mais professores por ano.

De acordo com a Capes, em sociologia, existem pouco mais de 20 mil profissionais atuando. Destes, apenas 12%, cerca de 2,5 mil, são licenciados. No ensino de filosofia, temos pouco mais de 31 mil professores, porém, apenas 23% têm formação específica.

Enquanto o país não forma a quantidade necessária de professores, as escolas deverão recorrer aos docentes formados em áreas correlatas para cobrir as vagas, como história e ciência política.

O ensino de música deverá ficar a cargo dos professores de educação artística. Segundo a Capes, o número de profissionais existente é suficiente para suprir a demanda, mas nem todos atuam em sala de aula. Além de contratar professores, as escolas também precisarão construir ambientes específicos e adquirir instrumentos musicais.

As disciplinas de música, filosofia e sociologia deverão ser ofertadas para os três anos do ensino médio, atendendo a mais de 24 mil escolas.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vinicius Mansur.

28/07/2008

fonte:

os grifos, em bold (negrito) e cor, são nossos.
imagem: O Pensador (de Angola)
-

Nenhum comentário: