sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Bancada do PT debate conjuntura com Marilena Chaui



A bancada do PT na Câmara reuniu-se (em 23 de agosto de 2007) com a filósofa Marilena Chaui. O objetivo foi discutir a conjuntura política e os desafios atuais do partido. O líder da bancada, deputado Luiz Sérgio (RJ), qualificou o encontro como altamente positivo. "A professora Marilena Chaui tem grande capacidade de fazer uma análise apurada de temas atuais e importantes para o PT", disse.

Luiz Sérgio destacou o fato de a filósofa ser uma estudiosa fora do ambiente parlamentar, o que garante a ela uma visão de temas do dia-a-dia que nem sempre são acompanhados tão de perto pelos parlamentares. A bancada vai promover outros encontros para discutir a conjuntura política, econômica, social e legislativa.

Autora de vários livros, Marilena Chaui é professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). No encontro com a bancada petista, ela abordou, entre outros temas, o poder da mídia e a democracia, o neoliberalismo, os desafios atuais do PT e o papel dos movimentos sociais.

Ela lembrou a própria história da formação do PT, que rompeu com a tradição da esquerda, em que grupos se colocavam como varguardas de classe. Era uma prática adotada não só no Brasil. "O PT, ao contrário, nasce como esquerda a partir de movimentos sindicais, populares, sociais, grupos e tendências de esquerda", configurando um novo sujeito político e coletivo, disse Marilena Chaui. "O PT é a afirmação da presença política direta das classes populares", completou.

Para o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), foi uma reflexão importante para a bancada. "Por ser uma intelectual respeitadíssima e conhecida pelo grau de polêmica que sempre assumiu, ela traz uma visão de quem está fora deste cotidiano da política, do dia-a-dia da dinâmica parlamentar e, ao mesmo tempo, faz uma boa avaliação da relação entre o poder político, econômico, da mídia e as questões que envolvem o nosso cotidiano".

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) tem a mesma opinião. "Foi muito importante e positivo. Temos que repetir este tipo de debate. A Marilena Chaui é uma intelectual extremamente capaz, competente e que tem o compromisso político muito sério com a luta do PT no Brasil e com a postura da esquerda no Brasil", disse Ferro.

Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), a reflexão "foi oportuna e necessária" para chamar a atenção sobre os desafios que estão colocados, além de "renovar" a esperança. "O debate foi excelente. Emociona participar de um debate com a professora Marilena Chaui e constatar a sua lucidez política e clareza teórica. Na verdade, ela nos levou a uma reflexão muito oportuna e muito necessária sobre o PT de ontem e de agora. Ou seja, ela nos levou a fazer uma reflexão sobre estes 27 anos e o que tem significado o PT para a construção da democracia do país".

O deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS) afirmou que a bancada saiu fortalecida do debate. "A análise sobre a manipulação que a imprensa faz no nosso país nos ajuda a compreender muito o embate político que estamos vivendo. Acho que a bancada sai fortalecida politicamente desse debate, foi um passo muito importante para retomar a iniciativa do debate político e até mesmo qualificar toda a ação de afirmação no nosso projeto no país", disse.

Para o deputado Carlos Abicalil (PT-MT), é fundamental que a bancada promova novos debates. "Foi importante a análise rigorosa sobre a conjuntura e o que está em disputa no ideário popular no país. É fundamental que a bancada realize outras edições, não apenas para quebrarmos nossa cegueira de procedimentos, como para dar sustentação a uma leitura de ação política que possa ir fazendo com que o PT mantenha a sua ousadia de ser um partido determinado a mudanças", disse.

Na opinião do deputado José Genoino (PT-SP), a bancada precisa "criar o hábito" de realizar debates. "A Marilena fez com a bancada reflexões profundas, atuais; é um instrumento para todo o partido discutir e avaliar aprofundadamente. Acho que a bancada precisa, periodicamente, chamar pessoas para um debate mais estratégico sobre sistemas e o momento", disse. O deputado Odair Cunha (PT-MG) ressaltou "que a iniciativa é importante porque se constitui numa oportunidade para a bancada pensar um pouco sobre os desafios que são colocados para a bancada".

fonte Informes PT - 24/agos/2007 nº3809

Nenhum comentário: